Ensino da Filosofia treina olhar para reflexão crítica
No ambiente de aprendizagem do Colégio Vitória, em Ilhéus, a Filosofia é aplicada segundo o nível de desenvolvimento dos alunos, a cada ano/série. Nas aulas, a metodologia tem foco na reflexão crítica sobre as informações repassadas e a ampliação de consciência das crianças e jovens sobre os diversos temas, aspectos e desafios da vida.
“Educativa, reflexiva e plural, a atividade filosófica é da condição humana. Independente da idade que se tenha ela é fundamental na vida, nos leva à reflexão, ao diálogo, a repensar questões que muitas vezes passam despercebidas, mas que são profundas e de extrema importância para a construção da pessoa”, explica a coordenadora Elisa Oliveira.
A coruja é o animal símbolo da Filosofia por representar, desde a antiguidade, habilidades como a sagacidade, inteligência e capacidade de observação. Na Educação Infantil, o ensino tem como referência a corujinha Filó. As descobertas surgem através de brincadeiras, literatura, arte, experiências vivenciadas e diálogos nas rodinhas. “Assim, a natureza do filosofar que se manifesta na criança com seus ‘porquê’, ‘para quê’, ‘o quê’, é desenvolvida e estimulada cumprindo a missão de melhor educar”, destaca a educadora.
No Fundamental I, atividades lúdicas e diversificadas facilitam o desenvolvimento de habilidades e competências. Campos de conhecimento como a ética, a estética, a epistemologia, a lógica e a axiologia despertam a capacidade de investigação das crianças. Para manter vivo o diálogo e a participação atenta e organizada, o professor atua como mediador e facilitador das discussões dos alunos. Esta metodologia, segundo Elisa Oliveira, leva ao hábito do diálogo investigativo.
No fundamental II e no Ensino Médio, o ensino da Filosofia, comprometido com a realidade, ajuda a estabelecer um diálogo com o cotidiano, através de juízos mais elaborados com base em recortes histórico, temático e de lógica. “Nossas aulas vão além da exposição histórica de nomes, correntes e escolas de pensamento. A partir de textos, filmes, dinâmicas e imagens, são problematizados temas de diversas áreas, auxiliando nossos alunos a organizar ideias, com uma postura mais ativa perante o mundo, e formando cidadãos comprometidos com a vida e com as pessoas”, completa a educadora Elisa Oliveira.